Paternidade Responsável realiza palestra com o tema sexualidade em Bocaina do Sul
Paternidade Responsável realiza palestra com o tema sexualidade em Bocaina do Sul
O programa Paternidade Responsável realizou palestras e orientação sobre sexualidade nas escolas. Aconteceu no Anfiteatro da escola Pr Theodororo Bauschut contou com a presença do professores de todas as escolas do município, técnicos, secretaria de educação entre outros.
O trabalho foi aplicado, por profissionais da área da Saúde, Educação e Assistência Social. O Instituto Paternidade Responsável (IPR), organização não governamental criada pelo juiz Sílvio Dagoberto Orsatto, com o objetivo de promover uma redefinição das figuras paterna e materna no âmbito familiar.
A beleza desse trabalho é que tudo é feito na base da conscientização, do diálogo, do convencimento. Em 2007 os trabalhos iniciaram com Coordenadora de Projetos, Rita Lang. “À justiça vai à escola” vem trabalhando a prevenção social e a conscientização, combinada com uma dose de ludicidade do Teatro de fantoches do instituto, “Paternidade e Drogas não combinam”. Segundo, Rita todos nós devemos abraçar o trabalho em equipe, ainda é a melhor alternativa.
Acredito quem é possível reconstruir os princípios da família com um trabalho integrado. “É preciso que haja uma mudança no cenário da sociedade, onde os pais assumam a responsabilidade, porem eles estão transferindo esta função para a escola” explicou a psicóloga de Instituto, Lívia Machado. Como falar de sexualidade, foi um dos temas mais falado. De que maneira dialogar, visto que é um assunto que pode gerar distorção. É importante que seja utilizada uma metodologia Participativa emancipatória para falar de sexualidade e o professor deve ser o mediador deste conhecimento.