Campanha de vacinação infantil contra sarampo e poliomielite acontece em Bocaina do Sul.
Campanha de vacinação infantil contra sarampo e poliomielite acontece em Bocaina do Sul.
Acontece neste sábado (13), em Bocaina do Sul, a 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, até mesmo as que não receberam a primeira dose. As crianças acima de um e menores de sete anos serão imunizadas contra o sarampo.
A campanha iniciou no dia 08/08 e vai até 16/09 todas a crianças devem ser vacinadas,é indispensável a cartão de vacinação. Durante o dia da campanha (13), a unidade de saúde estará aberta das 08:00 as 17:00 horas . Os profissionais da saúde estarão vacinando todas as crianças menores de sete anos, seguindo o seguinte critério: zero a menores de cinco, contra poliomielite, um ano a menores de sete contra sarampo. Sendo assim as crianças de um a cinco anos serão imunizadas contra sarampo e poliomielite.
As doenças:
A Paralisia Infantil ou Poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda transmitida por vírus que pode provocar seqüelas permanentes ou até mesmo levar à morte. Segundo a Organização de Saúde a poliomielite ainda é endêmica na Nigéria, Índia, Afeganistão e Paquistão. No Brasil há vinte anos a doença está erradicada. A vacinação anual nas duas etapas é muito importante para evitar o risco de introdução da doença no país.
O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. O paciente apresenta febre baixa, manchas avermelhadas no corpo, acompanhadas ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica. A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo e está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de um ano de idade.