Resíduos Sólidos são foco da Conferência de Meio Ambiente

 A destinação dos resíduos sólidos nos municípios da Serra Catarinense. É o foco da 4ª Conferência Regional de Meio Ambiente que iniciou na manhã desta terça-feira, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Participam do evento representantes de 33 municípios abrangidos pelas SDRs de Lages, Curitibanos, São Joaquim e Campos Novos.

 

A partir do tema Resíduos Sólidos, a Conferência discute o que está sendo feito para solucionar o problema das destinações de resíduos, reciclagem, geração de emprego e renda à partir do aproveitamento de resíduos e dentre outras questões os impactos ambientais nas cidades e no meio rural.Para um público formado quase que essencialmente de acadêmicos, a Conferência teve durante a manhã apresentação do diagnóstico dos resíduos sólidos que está sendo realizado pelo Consórcio de Meio Ambiente (Cisama), através do Centro de Ciências Agroveterinárias (Cav/Lages).

 

As professoras Viviane Trevisan e Josiane Cardoso falaram do levantamento que está em curso e que soluções são possíveis de serem implementadas.Durante a tarde acontecem oficinas temáticas e no final será tirado um posicionamento para ser levado à Conferência Estadual dias 29 e 30 de agosto em Florianópolis. Também serão escolhidos 16 delegados que representarão as regiões no evento na Capital do Estado.

 

O vice-prefeito de Campo Belo do Sul, José Tadeu Martins representou o presidente da Amures na abertura e lembrou a solução da problemática do lixo, depende de cada um e do esforço de todos. O secretário Regional de Lages, Gabriel Ribeiro também destacou que o objetivo da Conferência é a discussão de propostas com base na Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) como marco regulatório na gestão dos resíduos produzidos em todos os setores da atividade econômica, no campo e nas cidades. E frisou que em final de agosto de 2014 é a data estipulada para o fim dos lixões.