Bocaina do Sul está implantando projeto piloto comunidades rurais digitais
Bocaina do Sul está implantando projeto piloto comunidades rurais digitais
O Projeto Piloto em Comunidades Rurais Digitais, que visa disponibilizar acesso gratuito a internet, implantado em Bocaina do Sul, está se tornando realidade. Depois de instalada as antenas repetidoras, o projeto avança para as últimas etapas. Trata-se de uma iniciativa pioneira do Governo do Estado, através do Programa SC Rural em parceria com a Prefeitura de Bocaina do Sul.
Nesta segunda feira, dia 26, o prefeito Luiz Schmuler, juntamente com a assessora de projetos Marileia Melo, técnico de informática Eloi Moliner e o engenheiro agrícola da Epagri Marcio Lehman, estiveram participando de reunião com moradores bocainenses, explanando sobre o projeto e seus benefícios para a comunidade.
Durante o encontro foi informado há situação atual e os passos que devem ser dados para que os moradores possam efetivamente se beneficiar do projeto. Para viabilizar o acesso, o projeto contou com a implantação de uma torre, localizada na Prefeitura e outras antenas repetidoras que se localizam nas comunidades de Campinas, Mineiros, Pessegueiros e, garantindo cobertura em mais de 80% do município.
Além de Bocaina do Sul, o projeto atenderá os municípios de Ipuaçu, Catanduvas, Bom Retiro, Major Vieira, Trombudo Central, Botuverá, Pinheiro Preto, Pedras Grandes, Tigrinhos e Anitápolis, em um investimento de R$ 5,5 milhões do Programa SC Rural. Em Bocaina do Sul o valor dos investimentos é de 582 mil reais, na aquisição das torres e do link.Durante 24 meses, os custos de implantação, manutenção, operação e gestão ficarão a cargo da Secretaria da Agricultura e da Pesca, após esse período o município será responsável pelos custos.
Segundo o prefeito Luiz Schmuler, o projeto leva informação ao homem do campo “Uma iniciativa pioneira e revolucionária. Somos sabedores da importância de conter o êxodo rural, mas só haverá iniciativas efetivas quando as condições para se permanecer no campo sejam boas, e a internet é um item indispensável” afirmou Schmuler destacando as várias políticas públicas que diminuíram a burocracia por meio da informatização..
O técnico de tecnologia e informática da Prefeitura,Eloi Moliner, evidenciou que o projeto é bom e que o próximo passo é o cadastro dos usuários na prefeitura para posterior liberação das senhas e login dos usuários. Segundo ele, a prefeitura está alinhando a forma de disponibilização desse sinal. Atualmente a prefeitura já conta com um servidor e o mapeamento das áreas cobertas.E desde o dia 27 de fevereiro está realizando o cadastro dos interessados.