Kit Transposição é construído na nova Ponte de Campinas
Trabalhando para todas as comunidades de Bocaina do Sul, a Prefeitura Municipal de Bocaina do Sul, através da Secretaria de Obras e Engenheiros Civil, acompanharam na última sexta-feira (20/05), a montagem do Kit Transposição sobre a nova ponte sob o Rio Campinas.
Acompanhando os trabalhos, o Prefeito João Eduardo “Duduca” afirmou, “estamos finalizando os trabalhos da ponte e no mês que vem devemos inaugurar essa obra. Temos ainda que esperar alguns processos acontecerem com a secagem do concreto… Em breve a ponte estará liberada para o tráfego beneficiando muitas famílias”.
A Vice-Prefeita Alice Pessoa comentou sobre os trabalhos, “essa é uma obra muito esperada pelos moradores locais e também por quem utiliza a ponte sob o Rio Campinas. Nosso objetivo é concluir a ponte o mais breve possível, já que essa comunidade tem como ponto forte o turismo, a produção de Vime e a agricultura e precisam de mais segurança para quem tráfega sobre a ponte. Essa melhoria será de bom uso para todos”.
Segundo informações dos Engenheiros Civil da Prefeitura, Thiago e Allaf, inicialmente efetuou-se a vistoria das cabeceiras. Esta foi realizada pelo responsável técnico da empresa Protensul e o mesmo constatou a regularidade para a instalação das vigas protendidas. Posteriormente executou-se o aterro preliminar para possibilitar o posicionamento, próximo as cabeceiras, das carretas com as vigas de 14 metros de comprimento.
No passo seguinte as vigas foram posicionadas e ajustadas sobre as cabeceiras para o melhor acerto da estrutura.
Após o posicionamento das quatro vigas de 1,25 metros cada, totalizando os cinco metros de largura da ponte, as peças foram travadas umas nas outras por meio de cabos de aço que são protendidos por meio de macaco hidráulico. Apontando as vantagens deste sistema, salienta-se que as vigas formam também o tabuleiro e que não é necessário nenhum tipo de concretagem final sobre a ponte.
A estrutura, que pesa mais de 50.000 kg, ficou finalizada no mesmo dia(20/05), ficando pendente apenas a conclusão das alas por parte da empresa GAM, contratada para a execução das cabeceiras.
Para a liberação da ponte para a utilização da comunidade, ainda será necessário aguardar a cura do concreto por mais alguns dias, após este período poderemos concluir os aterros das duas cabeceiras, bem como o acerto da estrada geral.
No mês de junho a obra deverá estar finalizada, beneficiando inúmeras pessoas que utilizam a ponte sob o Rio Campinas e evitando que o fluxo de água em cheias, interrompa a passagem de veículos e pessoas sob o Rio.