Cisama entregará veículo que será usado no diagnóstico dos resíduos sólidos da região
Os Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de 17 municípios da Serra Catarinense começam efetivamente a sair do papel. A entrega de um Voyage zero quilômetro à equipe de professores e alunos do Departamento de Engenharia Ambiental do CAV/UDESC, às 10 horas da manhã desta sexta-feira defronte ao prédio do curso, marca a arrancada para o mais fiel e amplo diagnóstico de destinação de resíduos sólidos já realizado na Serra Catarinense.
Confirmaram presença no evento, o diretor de Sustentabilidade da Baesa Juliano Natal, o prefeito de Rio Rufino e presidente do Consórcio de Meio Ambiente e Saneamento Básico (Cisama), Ademar de Bona Sartor, o diretor-executivo do Cisama, Selênio Sartori e representantes do Ministério Público e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado de Santa Catarina, parceiros do projeto.
O veiculo será utilizado exclusivamente nas atividades relacionadas à elaboração dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Um grupo de sete professores e oito acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental percorrerão todos os municípios do interior fazendo o levantamento.
Eles serão monitorados pela Engenheira Sanitarista do Cisama, Carolina Gemelli Carneiro. De acordo com a Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, o município que não ter seu Plano de Resíduos Sólidos pode ter bloqueado o repasse de recursos federais.
Apenas Lages não faz parte desse projeto integrado e optou por elaborar seu próprio diagnóstico, uma vez que o volume de resíduos é maior que todos os demais municípios juntos. Nesta perspectiva os Planos contemplarão os municípios de: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema.