Bocaina do Sul: Novembro Azul é marcado por conscientização contra o câncer de próstata
Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido porque o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.Em Bocaina do Sul a secretária de saúde realizou no último dia 29 de novembro palestras com a enfermeira Francine henkemaier e o médico Sirio Ali Hassan falando sobre o assunto logo após foi realizado um bingo com aproximadamente 50 prêmios e delicioso jantar além de jogos de canastra e domino.
Para o prefeito municipal Luiz Carlos Schmuler o movimento Novembro Azul é uma forma de conscientizar os homens a cuidar de sua saúde, não somente da próstata,mas das diversos problemas de saúde que afetam os homens.
De acordo com a secretária de saúde do município,Soraia Schlisting o encontro do último dia 29 serviu para alertar os homens sobre como se prevenir do câncer de próstata, e também como uma forma de lazer.´´Realizamos um bingo com aproximadamente 50 prêmios e proporcionamos um jantar delicioso, e muitos homens jogaram domino e canastra,finalizou Soraia.
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.
Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.