Frio intenso para o final de julho
Segundo a previsão do tempo da Epagri/Ciram, Santa Catarina deve registrar a partir de quarta-feira (28), a chegada da massa de ar polar que pode ser a mais forte do inverno de 2021, se igualando e até superando massas que atuaram em julho dos anos 2000 e 2013.
O pacote de frio deve ser completo, novamente com quebra de recorde de temperatura mensal e absoluto (registro de toda série histórica) na maioria das regiões, temperatura negativa com geada generalizada em SC, mais forte nas áreas altas do estado (acima de 700/800m), com possíveis prejuízos para a agricultura. Outros setores, como pecuária, piscicultura e carcinicultura também podem ser afetados devido ao frio intenso. Não se descarta a possibilidade de chuva congelada e neve do Oeste ao Planalto, especialmente Planalto Sul, na quinta-feira (29/07) e sexta-feira (30/07).
A formação de geada pode impactar negativamente na atividade agrícola e pecuária, causando prejuízos em cultivos e criações sensíveis ao frio, onde todo o cuidado poderá previnir possíveis perdas, inclusive de animais de estimação e domésticos.
Fica o alerta e dicas da Proteção e Defesa Civil.