Ações de conscientização marcaram Dia Mundial de Luta contra a Aids
A Secretária de Saúde e Assistência Social de Bocaina do Sul realizou na quinta-feira (1º de dezembro) o Dia Mundial de Luta Contra a Aids através de ações de conscientização contra a doença. A mobilização teve como objetivo não só reforçar as medidas preventivas de um comportamento sexual seguro e responsável. Mas também de fortalecer o combate ao estigma e à discriminação sofridos por pessoas que vivem com HIV/Aids.
A Durante o dia todo a ação contou com panfletagem de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e DST.Segundo boletim 2011 divulgado pelo Ministério da Saúde, no Brasil a estimativa de pessoas infectadas pelo HIV permanece estável em cerca de 0,6% da população. O órgão afirma também que o número de novos casos notificados teve leve redução de 18.8/100 mil habitantes em 2009 para 17,9/100 mil em 2010.O HIV pode ser transmitido através do sexo sem camisinha; da transfusão sanguínea; das agulhas hipodérmicas contaminadas; do intercâmbio entre a mãe e o bebê durante a gravidez, parto, amamentação; ou outra forma exposição ao vírus.
A diferença entre HIV e AIDSHIV: é o vírus que causa a Aids, uma doença que prejudica as defesas do organismo contra infecções e outras doenças. Diz-se que a pessoa é HIV positivo ou soropositivo quando ela tem o vírus, mas ainda não teve o sistema imunológico comprometido, coisa que pode demorar alguns meses ou até anos.O HIV vai destruindo aos poucos a capacidade do corpo de se defender de infecções e certos tipos de cânceres. Quando as defesas do organismo estão baixas e a pessoa já está contraindo infecções perigosas.
O HIV é transmitido pelo sangue, pelo sêmen, pela secreção vaginal e pelo leite materno. Um bebê pode ser infectado pela mãe durante a gravidez e na hora do parto.As ações foram planejadas para suscitar a reflexão sobre a realidade da doença