Estiagem causa prejuízos em Bocaina do Sul.
Muitas das localidades do município de Bocaina Sul foram afetadas devido a falta de chuva nos últimos meses. Situação preocupante tanto para os moradores destas regiões quanto para toda a população Bocainense. Isso fez com o poder público municipal decretasse situação de emergência.
A estiagem foi detectada em quinze localidades do município, (Campinas, Dois Irmãos, Piurras, Serra dos Macedos, Serra do Veva, Mineiros, Pinheiro Marcado, Fazenda dos Assink, Capitão Mor, Areião, Santa Rosa, Ponte Alta, Quineira, Pessegueiros, e na sede do município nas ruas Antonio Macedo, João Assink, Ludgero Buss Oening, Agostinho Neto, Henrique Assink, Zeca Atanásio, Valdevino Faria do Amarante, Aldeck, Buratto, Pedro Feldhaus, Evaldo Assink, Maria Dos Prazeres Santos Góss, Servidão Tulio Pereira, Ervino Alves de Liz, Aristeu Padilha, Eloir Maria Coelho, Olga Schlichting, Dalvina Cidade, Artur Knoll, Anita Santos, Augustinha Paula Cidade, Vila Nossa Senhora Aparecida e Vila Góss, provocando falta de água.
Além de perdas consideráveis na agricultura (culturas de soja, feijão, milho, girassol ,verduras e legumes ), lavouras de Pastagem e redução na produção leiteira.Na localidade de Piúrras e Mineiros uma lavoura de feijão teve perca de mais de 50% em sua totalidade devido a falta de chuva.Não foi possível estimar os prejuízos sociais, entretanto tem como descrevê-los.
Diversos produtores tiveram que abrir suas silagens antes da data prevista, pois a falta do pasto nativo, e das lavouras de pastagens causaram o emagrecimento antecipado no gado de corte e leite, a quebra na produção agrícola em todas as culturas. A maioria das localidades do interior tem seu abastecimento de água através de poços.