Bocaina do Sul receberá R$ 100 mil para aquisição de calcário

O Prefeito de Bocaina do Sul Luiz Carlos Schmuler esteve reunido com o deputado Federal Celso Maldaner (PMDB) e o seu representante na serra catarinense o ex- vice prefeito de Otacílio Costa João Pedro Velho encaminhado os documentos necessários para a construção de portal turístico nas proximidades da BR-282 próximo a entrada da cidade, de acordo com o Deputado ele estará destinando uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil para o município o  projeto já está cadastrado no ministério do Turismo e será também cadastrado no ministério da Cultura. Conhecido por sua boa relação em Brasília, em especial com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) intermediou nesta quarta-feira (12) uma reunião dos representantes da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) com o secretário do Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha. Na pauta, a criação de um programa para distribuição de insumos agrícolas aos agricultores destas localidades, que possuem uma economia composta basicamente pela atividade rural.Depois de confirmar nesta quarta-feira $ 1.8 milhão para aquisição de calcário aos 18 municípios da Serra Catarinense junto ao Ministério da Agricultura, os prefeitos da Amures participaram na manhã desta quinta-feira, de audiência no ministério das Cidades em busca de recursos e programas para as áreas urbanas dos municípios. O encontro foi presidido pelo Secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, Leodegar Tiscoski.No primeiro momento, os prefeitos receberam informações sobre habitações urbanas com a diretora Nacional de Produção Habitacional Maria do Carmo Avesani. Em seguida buscaram esclarecimentos sobre acessibilidade com a gerente de projetos do Departamento de Mobilidade Urbana, Lúcia Mendonça.Para o presidente da Amures padre Edilson de Souza, a audiência no Ministério das Cidades serviu especialmente para tirar dúvidas sobre propostas e programas que os municípios podem a acessar. “Só a confirmação de R$ 1.8 milhão para compra de calcário já justificou a viagem dos prefeitos à Brasília. Ainda alinhavamos muitos projetos que se reverterão em benefícios à Serra Catarinense, como do Programa Nacional de Habitação Rural que será implantado na maioria dos municípios com recursos 100% federais”, explicou o presidente da Amures.O aceno para viabilizar recursos para compra de calcário teve apelo do deputado federal Celso Maldaner que acompanhou a reunião e vai monitorar a tramitação até a liberação do dinheiro que será através do Consórcio de Meio Ambiente da Amures, sendo R$ 100 mil para cada município.A audiência desta quinta-feira no ministério das Cidades encerrou a agenda dos prefeitos em Brasília e contou também, com o diretor do Departamento de Apoio à Gestão Municipal e Territorial, Pedro Bastos. O que enfatizou Tiscoscki é que os Planos Diretores dos municípios têm de estar atualizados, porque o governo federal vai implantar um programa de monitoramento as cidades.