Festa em Bocaina reúne peões e famílias

Município realizou a tradicional Mostra do Campo entre quinta e domingo, com comida da região, gineteadas e tiro de laço

Realizada desde 1978, a 33ª Mostra de Campo e 8º Rodeio Crioulo de Bocaina do Sul reuniu famílias, ginetes e laçadores no fim de semana. O evento serviu de vitrine para o setor agrícola da região e para comemorar os 19 anos de emancipação política do município.


As provas de tiro de laço e gineteada foram os destaques do evento, que tem um dos rodeios mais prestigiados da região. Cerca de mil pessoas participaram da competição, que reuniu pais, filhos e equipes em laçadas de bovinos, ovinos e provas de “pegar o porco”.


Segundo o prefeito de Bocaina, Luiz Carlos Schmuller (PMDB), o evento tem ganhado público de cidades vizinhas. “É uma das festas mais antigas da Serra. Mais de 70% da nossa população estão no interior e, por conta das pessoas serem ligadas à cultura tradicionalista, a festa vem ganhando envergadura”, comentou.


Fora os eventos tradicionais, a novidade ficou por conta da mostra de gastronomia, que apresentou pratos da culinária típica, como polenta com porco no tacho e canjica doce, que foram oferecidas gratuitamente para a população na última quinta-feira, dia 11, primeiro dia do evento.

Celeste Padilha tem 11 anos e viajou com os pais de Otacílio Costa para acompanhar o rodeio em Bocaina. Fã de provas de laçada, ela não perdeu um detalhe da festa. “Eu gosto muito de rodeio. Sempre acompanho as provas, principalmente lá na minha cidade. A festa está muito bonita”, relatou.

 

FONTE : CORREIO LAGEANO