Criada a Região Turística dos Campos de Altitude da Serra Catarinense
Desenvolver projetos em conjunto, eventos e integrar através do turismo os municípios de Lages, Painel, São Joaquim, Urupema, Rio Rufino, Bocaina do Sul, Urubici, Bom Jardim da Serra e Bom Retiro. Foi a proposta discutida na tarde desta quinta-feira, no auditório Amures entre secretários de Turismo e equipe técnica dos respectivos municípios.
A proposta de implantar sinalização turística padronizada, roteiros integrados, feira de artesanato, portais de entrada nos municípios, campanhas promocionais integradas e dentre outas ações fortalecer entidades, associações e iniciativas regionais foi consenso entre os participantes. As discussões foram avalizadas pela Secretária Regional de São Joaquim, Solange Pagani e de Lages, Gabriel Ribeiro.
A princípio a proposta não contemplava os municípios de Painel e Bocaina do Sul. Mas nas deliberações se reconsiderou a abrangência pelas características e a proximidade dos municípios. De forma coordenada, se inicia a partir de agora a estruturação de atrativos e espaços turísticos integrados. E foi oficializado pelo grupo, a Região Turística dos Campos de Altitude da Serra Catarinense, que terá registro e logomarca oficial.
“O que se propõe é desencadear um trabalho de turismo integrado que poderá se expandir a toda Serra Catarinense. Só não podemos trabalhar com todos ao mesmo tempo devido ao tamanho da região. O que sabemos é que turismo não tem fronteira e o turista não sabe onde é a divisa deste ou daquele município”, declarou o secretário de Turismo de Lages, Flávio Agustini.
Como projeto piloto da Região Turística dos Campos de Cima da Serra Catarinense, será buscado recursos para uma Feira Regional de Artesanatos. O evento deve ser realizado entre novembro e dezembro. No início de agosto, este mesmo grupo de trabalho volta a se reunir na Amures para novos encaminhamentos.
A secretária executiva da associação de municípios, Iraci Vieira de Souza enfatizou a necessidade deste planejamento e lembrou que o presidente da Amures, prefeito de Campo Belo do Sul, Edilson de Souza, defende o fortalecimento da região, assim como foi criada a Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel), que abrange apenas Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Anita Garibaldi.