Secretária de Educação de Bocaina do Sul adquiriu novas carteiras escolares

A Prefeitura de Bocaina do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed – adquiriu 130 conjuntos de novas carteiras escolares para equipar escolas da rede municipal de ensino. A aquisição foi feita a partir de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Do total recebido, 17 unidades foram destinadas para professores e 5 mesas para cadeirantes.

Na escola Ana Valquiria de Souza, em Piurras, a substituição das carteiras de madeira pelas novas adquiridas pela Prefeitura, foi bastante elogiada pelos alunos. “Com as novas carteiras temos espaço para escrever e colocar meus materiais escolares, agora está bem melhor”, comemora o estudante, Rafaela.

Para a gestora da escola, Salete Oliveira, as novas carteiras influenciam, diretamente e positivamente, no desempenho escolar dos alunos. “O aluno quando não se sente confortável no ambiente de ensino, não consegue se concentrar no conteúdo ministrado pelo professor. Desde que as novas cadeiras chegaram notamos uma queda na evasão escolar. Aluno satisfeito é aluno dedicado”, pontuou.

Para a gestora da escola João Walter da localidade de Campinas, Lais Baungarten, a substituição das carteiras muda o dia-a-dia da escola e a absorção do conteúdo: “Essa foi uma novidade encantadora não só para os alunos, mas para nós educadores e até mesmo para os pais, desde que o material chegou, notamos que até interesse das crianças aumentou consideravelmente”, afirma. Ainda em Campinas esse ano de 2015 a secretaria de educação desenvolveu projeto piloto creche no interior no período vespertino atendendo 07 alunos no momento.

As Escolas municipais receberam ainda kits esportivos de Hóquei, Basquetebol, Tênis de mesa e Badminton atendendo crianças das turmas do primeiro, ao nono ano em toda rede municipal de ensino.

Ao todo, 90% das carteiras já foram entregues para as escolas da educação infantil. O recebimento de novas carteiras despertou nas crianças a consciência de preservação: “Estou feliz com minha mesa nova, e cuido dela direitinho”, ressaltou a aluna Livia Safira.

Mais ações

A previsão é que até 2016, todas as escolas do município passem por reforma, e ainda a aquisição de mais um veículo de transporte escolar. A rede já possui uma frota de 12 ônibus. Além disso nos próximos meses estaremos recebendo mais mobiliário, como armários e outros, afirma Rejane Schmuler primeira dama.