PINHEIRO PRODUZ 409 PINHAS EM PESSEGUEIROS INTERIOR DE BOCAINA

O recorde na produção de pinhão em apenas uma Araucária é um dos destaques no município catarinense de Bocaina do Sul, que tem como prefeito o bocainense Luiz Schmuler.  No ano passado um pinheiro na propriedade de Jairo Varela na comunidade de Pessegueiros produziu 502 pinhas, esse ano o mesmo pinheiro não bateu seu recorde, mas nessa quinta feira foram colhidas 409 pinhas pelo agricultor. O fato foi testemunhado pelos amigos e vizinhos de Varela, e pelo engenheiro da Epagri José Marcio Lehmann e pelo chefe de gabinete Rodrigo Barth Pereira.

Conforme contou Varela, seu filho subiu no pinheiro às 08h10min da manhã e desceu somente às 11h00. Esse ano foram 409 pinhas ano passado foram 502. “Algumas pessoas podem não acreditar, achando que eu estava inventando histórias, a prova esta ai, mas de 400 pinhas de um único pinheiro”, afirmou o agricultor.

O prefeito parabenizou o agricultor e destacou que isto prova que o município tem potencial. “Um pinheiro produzir 409 pinhas, isto é sensacional, em dois anos totalizando 911 pinhas ”, comentou Schmuler.

Entusiasmado, Jairo, que motivou outros produtores para o replantio das araucárias. Disse que cuidou bem do frondoso pinheiro,ele lembra que por muito anos ao lado do pinheiro era depositado o calcário para adubar suas lavouras,por isso ele acredita que a árvore está alcançando excelente produtividade.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o normal é que uma araucária produza de 30 a 60 pinhas.