REDE CEGONHA É REALIDADE EM BOCAINA
A Secretaria Municipal de Saúde de Bocaina do Sul, através do programa Rede Cegonha, realizou nesta quarta feira, dia 19 de julho, encontro com o grupo condutor, que teve como objetivo adotar estratégias na reorganização dos processos de trabalho, bem como buscar ações de melhoria na qualidade do pré-natal, parto e nascimento.
Lançado pelo Governo Federal em 2011, o Rede Cegonha é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), que proporciona melhor atenção e qualidade de saúde para mulheres e paras as crianças até os primeiros dois anos de vida. O princípio do programa engloba os direitos de cidadania previstos no Sistema Único de Saúde (SUS), defesa dos direitos humanos, respeito às diversidades, igualdade no atendimento, garantia dos diretos reprodutivos e assistência humanizada e segura.
O grupo condutor, através do programa, também é responsável por garantir a vinculação da gestante ao serviço de referência no atendimento integral, da implantação de boas práticas, do acesso ao planejamento reprodutivo no campo obstétrico – neonatal e do acolhimento e classificação de risco nas portas de entrada dos serviços de urgência de obstetrícia.
Com foco estratégico na redução da mortalidade materna e infantil, especialmente no componente neonatal, a secretária municipal de saúde Andreia Duarte, ressaltou a importância do encontro para a mobilização dos gestores. “Apesar do avanço na melhoria da atenção ao pré-natal, parto e nascimento, fruto de uma série de esforços das esferas Federal, Estadual e Municipal, a saúde da mulher e das crianças ainda é nosso desafio”, disse ela.
Estiveram presentes na reunião, representantes e profissionais da Saúde Bucal, e equipe da unidade de saúde, enfermeiros, médicos,membros da secretaria de assistência social e o prefeito Luiz Schmuler.