Hábitos Alimentares Saudáveis Na Escola

HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA ESCOLA EM PARCERIA COM A AGRICULTURA FAMILIAR RURAL

O município de Bocaina do Sul desde novembro de 2009 vem contribuindo para o desenvolvimento local, bem como com o aumento da renda familiar rural. Antes mesmo que a Lei para compra direta da Agricultura Familiar para alimentação escolar entrasse em vigor, o município não mediu esforços para que a compra de uma infinidade de vegetais e frutas dos agricultores familiares rurais fosse realizada. Podemos dizer com orgulho que Bocaina do Sul foi um dos municípios precursores desta compra direta, onde ainda em 2009 foram reunidos os agricultores interessados e colocadas as condições para entrega, bem como a qualidade exigida pela nutricionista, atenção na colheita, no transporte e armazenagem destes produtos, para que estes chegassem até as instituições de ensino em condições adequadas.No mínimo 30% (trinta por cento), do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, em âmbito do PNAE,  deve a partir deste ano de 2010, ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações, conforme a Lei n° 11.947/2009. Esta iniciativa, juntamente com a Prefeita Municipal Marta Rigina Góss e sua equipe, bem como a Secretaria de Educação, EPAGRI e agricultores familiares, tem propiciado propostas de aumentar ainda mais a renda destes produtores, incentivando-os a agricultura agroecológica, feira municipal de vegetais e frutas com produtos locais, venda destes produtos para outras localidades e supermercados da região.Sendo assim, a alimentação escolar que sempre teve por unanimidade ótima qualidade e aceitação pelos alunos, tem sido contemplada por produtos mais frescos, com maior qualidade e ainda mais diversidade. Sendo assim, a nutricionista responsável técnica Giselle de O. Faccin, tem conseguido incrementar ainda mais o cardápio, sendo este mais colorido e saudável, podendo ser possível acrescentar produtos regionais como pinhão, além de alface, pepino, kiwi, limão, couve, beterraba, agrião, rúcula, tomate, abóbora menina, repolho, cebola de cabeça, brócolis, tempero verde, batata doce, pimentão, milho vede, almeirão, chicória, laranja, vergamota, rabanete, vagem, uva, ameixa, durante os dias letivos do ano.