SDR Lages promove oficina para que municípios tenham acesso a recursos da Saúde

Capacitar profissionais para o uso das ferramentas que dão acesso a programas federais. Esse foi o objetivo da Oficina de Estruturação dos Núcleos Municipais de Educação Permanente em Saúde, que aconteceu nesta segunda-feira, 20, na Uniplac. O evento foi coordenado pela SDR Lages, por meio da gerência de Saúde, e reuniu funcionários responsáveis pelo cadastramento de projetos nas 18 prefeituras da Amures.
"Estamos gerindo a aproximação entre os municípios e o Governo Federal para que os recursos cheguem à região, e as pessoas desfrutem dos benefícios", diz o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro.
Os municípios podem ter acesso a mais de 40 programas federais. Eles estão ligados à Atenção Básica, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica. A consultora técnica do departamento de gestão do Ministério da Saúde, Maria Aparecida Timo, explicou o funcionamento dos portais do Governo Federal. "O sistema é online, e sua operacionalização exige conhecimento técnico e dedicação", ressaltou, antes de ministrar a oficina.
De acordo com a gerente regional, Beatriz Montemezzo, a liberação dos recursos passa pela qualidade da gestão, incluindo a atuação dos profissionais designados ao preenchimento da documentação. "O acesso aos programas representará melhorias significativas nos serviços prestados à população, e vamos dar o suporte necessário aos municípios para que eles cumpram os requisitos exigidos pelo Governo Federal", diz Montemezzo.

Fonte: Assessoria de Imprensa SDR