Estado entrega veículos para área da assistência social de Bocaina do Sul

Nesta segunda-feira (9), a secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Romanna Remor, entregou veículos para área de assistência social de 139 municípios do estado, com investimento de R$ 7 milhões. A solenidade aconteceu no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis,o Prefeito de Bocaina do Sul participou da entrega de um veiculo para o seu município.

O repasse dos equipamentos tem a finalidade de estruturar a rede de serviços de proteção social básica e proteção social especial de Média Complexidade para ampliar e qualificar a oferta dos serviços sócio assistenciais para famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social.

“Ficamos muito felizes em poder entregar estes veículos tão importantes para as equipes de assistência social dos municípios. E agradecemos o empenho e a sensibilização do governador em relação a isso. Os veículos vão facilitar a busca ativa e dar mais agilidade e conforto aos atendimentos”, explica a secretária Romanna.

Os critérios utilizados para a definição dos municípios que foram contemplados foram, pela primeira vez, amplamente discutidos pela câmara técnica da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que é o fórum de negociação entre o Estado e os Municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de assistência Social (SUAS).

A Câmara Técnica da CIB sugeriu como critério técnico prioritário, os municípios que nunca receberam qualquer investimento do PACTO na área de assistência social, o segundo critério foi a comprovação de implantação de equipamentos de Média Complexidade, demonstrados no CadSuas em abril de 2018. Como terceiro critério os municípios com o maior Índice de Desenvolvimento do CRAS IDCRAS atualizado em junho de 2017.

O Prefeito de Bocaina do Sul,Luiz Carlos Schmuler, recebeu a chave em nome do município serrano. “Os critérios de definição da câmara técnica da CIB foram muito importantes, pois contemplaram aqueles municípios que realmente estão fazendo algo pela assistência, e nós temos orgulho de ao lado de nossa secretária Patricia e toda a equipe sermos agraciados com esse carro” enfatizou o Prefeito.

Para encerrar a solenidade a secretária Romanna pediu a todos os prefeitos presentes que utilizem o carro exclusivamente para serviços da assistência social, sob pena de terem os carros devolvidos, caso não cumpram a orientação.