Alunos recebem mudas de árvores nativas do Projeto Carbono Social.

A equipe do Centro Vianei de Educação Popular esteve no dia 18/10 na Escola Municipal Padre Theodoro em Bocaina do Sul entregando mudas de árvores nativas e frutíferas aos alunos. Este projeto tem como parceiros a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Bocaina do Sul. O projeto Carbono Social em Rede fará o plantio de 500.000 árvores nativas na região serrana.

Uma breve palestra ministrada pelo coordenador José Luis Carraro, referente à apresentação do projeto e o efeito estufa.  O Mesmo assunto foi  no período  matutino e vespertino.  O qual explicou que o objetivo do projeto é a redução do aquecimento global. Assim como mobilizar e conscientizar as pessoas da importância de cada um fazer sua parte.

As árvores principalmente as nativas, são responsáveis pelo seqüestro do carbono, ou seja, elas retiraram o carbono da atmosfera e utilizam para sobrevivência. Isso faz com que, o ar que respiramos seja purificado.

A distribuição de mudas nativas, pela equipe do Centro Vianei teve uma ótima recepção da por parte dos alunos e professores. Junto com a muda, um pequeno cartão identificava a espécie e solicitava o cadastro desta muda no site do projeto. Com esse cadastro, as pessoas começam a se envolver com as atividades do projeto, e assim contribuir com o sequestro de carbono atmosférico, ajudando na redução do efeito estufa.

Carbono Social é marca registrada nacional e internacionalmente e tem por objetivo garantir que os projetos desenvolvidos para a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa contribuam significativamente para o desenvolvimento sustentável, incorporando métodos transparentes e participativos de acesso e mensuração dos benefícios revertidos para as partes envolvidas e para o meio ambiente.

A opção de implantar esses viveiros em instituições de ensino localizadas no campo é numa estratégia para trabalhar a educação ambiental com os alunos, e a partir deles a sensibilização dos pais, na maioria agricultores familiares, para as questões ambientais de preservação e recuperação de áreas de preservação permanente.  “A uma possibilidade em fazer um viveiro na Escola Padre Theodoro comentou o José Luis o palestrante.” Este projeto contribui para a melhoria do meio ambiente, sobretudo das futuras gerações.