Produtores realizam colheita do feijão em Bocaina do Sul

O feijão foi uma das culturas que mais cresceu em Bocaina do Sul nos últimos anos. Em 2012, a produção foi de 4 mil quilos, sendo a maior parte para o consumo próprio.

Em 2013, depois que a prefeitura adquiriu uma batedeira de grãos, recuperou as estradas vicinais e viabilizou a venda da produção, a colheita subiu. Em 2014, a produção dobrou,. Já neste ano, motivados pelos incentivos oferecidos, a expectativa é de uma colheita ainda melhor.

Alvari  foi um dos produtores que acreditou e investiu no plantio do feijão. Em meados do ano passado ele semeou o feijão, e nessa semana colheu os grãos. “Planto feijão apenas para o nosso consumo.Mas pela quantidade que essa lavoura irá proporcionar irem vender muitos quilos, o grão dá um retorno maior e mais rápido, além de adubar e deixar o solo descansar”, ressaltou.

De acordo com Alvari, o feijão será comercializado dentro do próprio município. “Vamos vender para estabelecimentos comerciais como restaurantes, “, disse o agricultor que é da sede do município.

Atualmente, a prefeitura de Bocaina do Sul fornece máquinas para auxiliar o trabalho na área rural. “O trator ajuda a preparar o solo. A retroescavadeira, atua na limpeza de valas para escoar a água e na manutenção das estradas”, falou o secretário de Agricultura, Clovis Cruz.