A prefeitura de Bocaina do Sul inaugurou nova UBS

A prefeitura de Bocaina do Sul entregou na última quinta feira (24) a nova sede da UBS (Unidade Básica de Saúde) Maria Clara Schilichinting. Assim o município estará oferecendo mais conforto aos pacientes e funcionários, além de acessibilidade às pessoas com deficiência. A inauguração foi prestigiada por moradores e autoridades.

Segundo o prefeito Luiz Schmuler, a nova unidade faz parte do plano de recuperação e avanços dos equipamentos da rede municipal de saúde, que está sendo implantado desde 2013. “Bocaina contará com mais uma nova unidade de saúde e de saúde para as famílias. Além da UBS da sede, a população terá à disposição em breve uma nova UBS na comunidade de Piurras, que atuam não só no atendimento, mas na prevenção, e têm o papel de promover saúde pública”.

Para a secretária de Saúde Soraia Aparecida os serviços de saúde são essenciais para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e com essa unidade de saúde os serviços vão melhorar ainda mais´´ É mais uma ferramenta de gestão para aprimorar nossos equipamentos, o nosso atendimento”,declarou Soraia.

Outros avanços no setor foram anunciados pelo prefeito, com previsão de serem concretizados em breve: temos a liberação de emendas parlamentares dos nossos deputados federais que reforçaram significativamente o nosso atendimento na área da saúde pública, construção de nova sede para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Ampliação e conforto
A UBS é destinada ao atendimento dos moradores da sede e interior de Bocaina do Sul, que somam 3.451 pessoas. O novo imóvel tem 429,37 m². “Com isso, conseguimos dobrar o número de consultórios, e ampliamos dos serviços de odontologia, oferecendo um atendimento mais adequado e humanizado”, afirmou a secretária de Saúde, Soraia.

O local possui ainda salas específicas para ginecologia, curativo, coleta, vacina, inalação e multiuso, além de recepção, parte administrativa, almoxarifado. O prédio tem ainda aparelhos de ar condicionado e novos móveis e equipamentos, como macas, balanças, armários e computadores. A readequação e mobília contou com investimento da prefeitura.

A instalação da unidade foi elogiada pelo presidente da câmara de vereadores Jorge Cordova. “Nossa cidade tem grande número de idosos e crianças está unidade de saúde irá melhorar ainda mais o atendimento a todos”. Os moradores também destacaram as novas instalações, a exemplo das jovens Bruna Weber e Josiane Silva, residentes próximas na sede do município e que já frequentavam a antiga sede. “Agora está muito melhor, mais ampla e com equipamentos todos novinhos”, disse Bruna.